Saiba como pagar mais barato na conta de energia! Conheça a tarifa social

Sim, você pode pagar mais barato na sua conta de luz. Conheça a tarifa social e veja se você se enquadra neste direito.
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Saiba como pagar mais barato na conta de energia! Conheça a tarifa social

Sim, você pode pagar mais barato na sua conta de luz. Conheça a tarifa social e veja se você se enquadra neste direito.

O que é tarifa social? É um desconto na conta de energia concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda e varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês).

“É importante frisar que a Tarifa Social é ainda mais vantajosa para quem utiliza a energia de forma eficiente, pois quanto menor o consumo, maior o desconto”, explica Roberto Miranda, gestor da EDP.

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo cumulativo.

Quem tem direito à tarifa social?

  • Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional e com atualização no Cadastro Único inferior a 2 (dois) anos;
  • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, com portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico necessite de uso continuado de equipamento que dependa do consumo de energia elétrica;
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único terão 100% de desconto nos primeiros 50 kWh/mês consumidos (as demais faixas de consumo terão os mesmos percentuais de desconto acima);
  • Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC (arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 07/12/1993).

Importante:

  • Cada família (Grupo Familiar) tem direito a receber o benefício em apenas uma instalação. Caso exista duplicidade no recebimento, o benefício será suspenso em todas as residências cadastradas;
  • O endereço cadastrado no CadUnico precisa ser o mesmo da instalação que foi solicitado o benefício;
  • A falta de atualização dos dados cadastrais, por mais de 2 (dois) anos, junto ao CRAS, implicará na perda do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Reforçando que, para ter direito, o familiar precisa estar com o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se cadastrar no site da EDP.

Após o cadastro, a documentação é avaliada e, estando tudo correto, o benefício já é aplicado a partir da próxima fatura.

Fonte:

Conteúdos relacionados

Aqui os resíduos tem descarte correto!

Descarte Correto de Resíduos

O descarte correto faz parte do dia a dia da Eletromarquez. Lidamos diariamente com resíduos normais e tóxicos para a natureza, por isso temos esse

Imagem mostrando uma mão segurando vários agasalhos com o titulo "Campanha do agasalho"

Campanha do Agasalho

Quando olhamos ao redor vemos quantas pessoas podemos ajudar fazendo bem pouco. É por isso que neste mês de maio fizemos a campanha do agasalho.